Biografia de Jons Jakob Berzelius
Jons Jakob Berzelius
Leandro Marinho Lares - 201310630
Investigações em História da Química – GQI126
Professor: Cléber
Dados sobre o cientista
Jons Jakob Berzelius nasceu no dia 29 de agosto de 1779, em Linkoping, na Suécia. Faleceu no dia 7 de agosto de 1848, em Estocolmo, também na Suécia. Atuou como cientista durante um período de 1808 a 1842, participando diretamente em trabalhos que resultaram em grandes descobertas da química, assim é considerado um dos fundadores da química moderna.
J. J. Berzelius (1779 – 1848)
Universidades e Formação
Em 1802, Berzelius obteve o doutorado em medicina, na Universidade de Upsala, a mais antiga da Escandinávia. Cinco anos depois ele assumiu - em 1807 - o cargo de professor de medicina e farmácia na Universidade de Estocolmo. Toda a carreira científica de Berzelius se desenvolveu em Estocolmo.
Monumento a Berzelius em Estocolmo
Vida Pessoal
Berzelius era de família humilde, filho de um pastor luterano, que era diretor de uma escola primária. Quando o cientista tinha apenas quatro anos, seu pai faleceu. Mais tarde sua mãe casou-se com outro pastor luterano. Após a morte de sua mãe, foi morar com um tio. Teve uma infância e adolescência muito pobre.
Começou a interessar-se por química, quando ainda cursava a universidade de Upsala, Berzelius leu a obra “fundamentos da química antiflogista”, de Christoph Girtanner, na qual Lavouisier refutava a idéia da teoria flogista de que as composições químicas inflamáveis continham uma matéria dita flogisto, que era liberada combustão
Berzeliu