Biografia de Johannes Keples
O astrônomo, matemático e físico alemão Johannes Kepler foi o primeiro cientista a solicitar explicações físicas dos fenômenos celestes. Suas três leis do movimento dos planetas, resultados do trabalho de toda sua vida, mudaram a astronomia e tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da física de Newton e do cálculo. Seu trabalho favoreceu o descrédito do modelo geocêntrico de Ptolomeu e a aceitação da teoria heliocêntrica de Copérnico. Kepler estudou na Universidade de Tübingen (1589 - 1594) e foi um aluno brilhante.
After graduating, Kepler taught mathematics at Graz. Após se formar, ensinou matemática em Graz. Depois, mudou-se para Praga para auxiliar o astrônomo Tycho Brahe, a quem sucedeu e razão pela qual teve acesso às observações astronômicas recolhidas por Brahe. Kepler começou a construir as Tábuas Rudolfinas, que forneceram observações planetárias bastante precisas. Ele utilizou os dados da órbita de Marte para determinar que ela era elíptica, sendo que o Sol ocupa um dos focos. A primeira e a segunda lei de Kepler (órbitas elípticas, igualdade das áreas varridas pelos movimentos de planetas) foram publicadas no seu livro Astronomia nova (New astronomy, de 1609). Kepler elogiou os avanços realizados no Starry messenger de Galileu, publicado um ano depois. Seu livro Harmonice mundi (Sobre a harmonia do mundo) apresentava sua terceira lei (proporção cubo:quadrado). Alguns dos resultados apresentados em seus livros são muito semelhantes aos descobertos depois e utilizados no cálculo integral.
Principais obras: Astronomia nova; Harmonice mundi.
Citações: "Feliz é o homem que se dedica ao estudo dos céus... esse estudo lhe trará a felicidade".
"Onde há matéria há geometria".
A perfeição da geometria.
NAQUELA ÉPOCA SE CONHECIAM APENAS seis planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno), e Kepler se indagava qual a razão desse número. Por que não quatro, três ou vinte? Ele então imaginou