biografia de joao wesley
A grande e corrupta Inglaterra do século XVII, mal sabia que seria o berço de um grande avivamento. E esse seria tão promissor que alcançaria vários outros países.
O despertamento espiritual, porém racional, aconteceria através do poder de Deus sobre um jovem chamado João Wesley, ele seria o fundador do
Metodismo na Inglaterra, juntamente com seu irmão Charles Wesley.
Ambos eram membros da Igreja Anglicana, mas não se conformaram com o rumo que a igreja ia tomando, distanciando-se cada vez mais dos ensinamentos práticos do Evangelho de Cristo. “João (1703-1791) foi predominantemente pregador, organizador, apologista1” deste movimento. E é sobre ele e sua doutrina da Perfeição Cristã que este estudo se deterá a maior parte do tempo.
Eis uma breve descrição de João Wesley conforme Buyers: “Ele se erguia, vulto pequeno, catito e simpático, o cabelo preto e liso, bem repartido; as feições claras e puras como as de uma menina; os olhos castanhos, cintilantes como pontas de aço2”. E de acordo com historiadores sua voz e personalidade afetavam profundamente a multidão dos que o ouviam.
“Durante os 55 anos desde a primeira à última entrada no seu Diário,
Wesley pregou mais de 42.000 sermões, viajou mais de 400.000 quilômetros a pé, a cavalo, de carruagem e de navio, escreveu mais de 200 livros e panfletos3”. Tornou realidade sua afirmativa: “O mundo é minha paróquia”.
1. A situação da Inglaterra antes do avivamento wesleyano
O fundamento cristão na Inglaterra, se pode ser chamado assim, não foi dos melhores. Visto que seus precursores enfatizavam mais seus interesses políticos do que o Cristianismo propriamente