biografia de Francis Bacon
História A
Francis Bacon
Biografia de Francis Bacon:
Francis Bacon,1º visconde de Alban, nasceu em Londres a 22 de janeiro de 1561 e morreu em Londres, dia 9 de Abril de 1626.
Foi um filósofo e estadista inglês. Bacon após concluir os seus estudos em Filosofia e Escolástica no Trinity College da Universidade de Cambridge (1575) e foi para França dois anos depois, trabalhar junto ao embaixador inglês.
Depois regressou a Inglaterra e fez o curso de Direito (1582).
Em 1584, foi deputado do Parlamento inglês. Em 1591 tornou-se Conselheiro da Coroa, em 1617,Lorde Protectore, e em 1618,Lorde Chanceler, o mais alto cargo do reino.
Em 1621, Francis Bacon foi acusado de corrupção e, consequentemente, condenado ao pagamento de uma grande multa e foi também proibido de exercer cargos públicos.
Fig. 1 (Francis bacon)
A importância de Francis Bacon para o desenvolvimento científico da altura:
Como filósofo, Francis Bacon, exaltava a ciência como sendo benéfica para o Homem. Como investigador, preocupou-se com a metodologia científica e com o empirismo, sendo considerado o fundador da ciência moderna.
A Sua principal obra filosófica foi o Novum Organum, publicada em 1620.Esta obra é um tratado do método indutivo, em que o autor procurou formular leis gerais sobre a base da observação e da experiência, para libertar o pensamento de preconceitos tradicionais. Este princípio seria fundamental para o desenvolvimento do método científico.
Foi criado também um método com base nos seus estudos, chamado de método baconiano. Este método tem como objetivo constituir uma nova maneira de estudar os fenómenos naturais. Segundo Bacon, a descoberta de factos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico, mas sim da observação e da experimentação regulada pelo