Biografia de cícero romão batista
SENAC - MG
EUDER HENRIQUE DINIZ
BIOGRAFIA DE
CÍCERO ROMÃO BATISTA
PROFESSORA: NEUMA DE MOURA HORTA
BELO HORIZONTE
2013
Padre Cícero Romão Batista
Cícero Romão Batista, nasceu em 24 de março de 1844 em Crato, interior do Ceará, Cícero começou a estudar cedo já aos 6 anos, um fato importante que vem marcar a sua vida já na infância é o fato de ter feito um voto de Castidade aos 12 anos inspirado pela leitura da vida de São Francisco de Sales.
Em 1860, foi matriculado no renomado Colégio Padre Inácio de Souza Rolim, em Cajazeiras na Paraíba, onde pouco demorou, pois a inesperada morte de seu pai vitima de cólera em 1862 o obrigou a interromper os estudos e voltar para junto de sua mãe e suas duas irmãs. A morte do pai, que era um pequeno comerciante, trouxe sérias dificuldades financeiras à família de tal modo que ele só pode ingressar no Seminário da Prainha em Fortaleza graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o Coronel Antônio Luiz de Alves Pequeno.
Durante o período que esteve no Seminário, Cícero era considerado um aluno mediano e, apesar de apresentar notas baixas nas disciplinas de oratória e eloquência anos depois veio a arrebatar multidões de pessoas com seus sermões.
Cícero foi ordenado Padre no dia 30 de novembro de 1870, após a sua ordenação retornou a Crato e enquanto o Bispo não lhe dava paróquia para administrar ficou de ensinar latim no Colégio Padre Ibiapina, fundado e dirigido pelo professor José Joaquim Teles Marrocos, seu primo e amigo.
No Natal de 1871, convidado pelo professor Simeão Correia de Macedo, o Padre Cícero visitou pela primeira vez o vilarejo de Tabuleiro grande, hoje Juazeiro do Norte, e ali celebrou a tradicional Missa do Galo. O padre visitante de 28 anos, estatura baixa, pele branca, cabelos louros, penetrantes olhos azuis e voz modulada, impressiona os habitantes do lugar. Decorridos alguns meses, exatamente no dia 11 de abril de 1872, já estava de volta com a sua