Biografia de Anish Kapoor
1. Biografia de Anish Kapoor
Anish Kapoor, descendente de judeus iraquianos e indianos, nasceu em 12 de março de 1954, na cidade de Bombaim, Índia. Internacionalmente reconhecido, é um dos mais influentes escultores de sua geração. Aos 19 anos de idade, passou a viver em Londres, onde iniciou seus estudos na Hornsey School of Art. Em 1977, transferiu-se para a Chelsea School of Art, onde terminou os seus estudos em 1978. Sua primeira exposição foi realizada em Paris, em 1980, na Galeria Patrice Alexandre. Seu trabalho passou a ser reconhecido internacionalmente dois anos depois, após expor na Walker Art Gallery, em Liverpool.
Ainda na Índia, iniciou sua produção artística, através da pintura, sendo influenciado por alguns artistas como Jackson Pollock, porém, logo cedo a abandonou optando pela escultura. Em seus primeiros trabalhos utilizou a técnica de tridimensionalidade explorando princípios de superfícies e visão ilusória.
Sônia Borges (143-149, jan./jun. 2008 149) afirma que,
“Os trabalhos de dimensões gigantescas de um dos mais importantes escultores da atualidade, Anish Kapoor Kapoor, sugerem efeitos mágicos, semelhantes aos vivenciados nos labirintos de espelhos ou em experiências de ilusão de óticas tão frequentes nos parques de diversões.”
A utilização das cores primárias lembra a pintura, assim como o pigmento, que questiona a tridimensionalidade e a densidade das formas fazendo toda a superfície vibrar.
Em 1980, Kapoor mudou a direção de seu trabalho, começando a trabalhar com materiais como pedra e metal, os quais eram escolhidos cuidadosamente pelo peso, volume e qualidades reflexivas. Suas