Biografia Comenius
Amos Alcott
Resumo
Professor, cientista, escritor checo, considerado fundador da didática moderna. Reconhece o direito de todos os homens ao saber, com as propostas: - A educação realista e permanente; - Métodos pedagógico rápido, econômico e sem fadiga; - Ensinamento a partir de experiências cotidianas; - Conhecimento de todos as ciências e de todas as artes; - Ensino unificado. Levou em conta a diferença entre o ensinar e o aprender.
Publicou em 1627 a Didática Magna, traduzida para o latim em 1631, devido a preocupação com um dos grandes problemas de conhecimentos totais (epistemológico), o método.
Conclusão
Jan Amos Comenius, nasceu em 28 de Março de 1952, na região da Europa Central, atualmente território da República Chega. Viveu e estudou na Alemanha e na Polónia, era de Família Eslava e praticante do protestantismo.
Tendo perdido seus pais e irmã os 12 anos foi cuidado sem muito carinho por uma família de seguidores da seita dos Morávios e sua educação básica não fugia aos padrões da época: Saber ler, escrever e contar, ensinamentos, aprendidos num ambiente escolar rígido. O rigor da escola e a falta de carinho familiar marcaram a vida do órfão Comenius a ponto de inspira, certamente os princípios de uma didática que pode ser considerada revolucionária para a época (século XVII). Como estudante apresentou duas teses de doutorado “Problemata Miscelânea” e “Sylloge quaestionum Controversum”, ambos alvos de elogios de seus professores. Em