Biografia Aldo Rossi
Nascido em Milão em 3 de maio de 1931, Aldo Rossi foi um arquiteto e teórico italiano.
Estudou na Faculdade de Arquitetura da Escola Politécnica de Milão, onde se formou em 1959. Durante o curso teve oportunidade de estagiar com arquitetos como Ignazio Gardella e Marco Zanuso. Pouco depois de se formar, Rossi exerceu funções docentes em algumas escolas de arquitetura, onde conheceu alguns dos mais destacados arquitetos e teóricos da nova geração dos quais se destacam Ludovico Quaroni, Fabio Reinhart e Carlo Aymonino . Na sequência do convite formulado por Ernesto Rogers, Rossi colaborou na revista Casabella Continuitá, e assumiu sua direção redatorial em 1964. Na década de 1980, a sua crescente reputação internacional lhe garantiu encomendas para trabalhar por todo mundo.
Além dos trabalhos de arquitetura, Rossi projetou inúmeros objetos industriais e móveis. Suas cafeteiras desenhadas para a Alessi ficou mundialmente famosa.
Lecionou desde os anos sessenta em inúmeras universidades italianas, como Arezzo(1963), Veneza(1963), Milão e Palermo(1970), na Escola de arquitetura de Zurique(1972) e nos Estados Unidos (Universidades de Harvard, Yale e Cornell).
Escreveu o importante livro “ Arquitetura da Cidade”, em 1966, um dos textos teóricos mais influentes da segunda metade do século XX. Obra traduzida em diversos países, que se tornou uma das principais referências de uma nova tendência no campo da arquitetura. Outro livro autoral foi "Autobiografia científica“, publicado em 1981, o qual é um dos seus textos fundamentais. Produzia desenhos que captavam a essência do seu propósito, desde desenhos de um complexo de escritórios, um cemitério, um teatro flutuante, até mesmo, seus objetos.
Rossi ganhou o Prêmio Pritzker no ano de 1990, prêmio esse referente ao seu conjunto obra. Sete anos depois, em 4 de setembro de 1997, faleceu vítima de acidente de