biogas
O que é um Biodigestor?
Biodigestor é um equipamento que usa um processo vivo (bios = vida) para fazer a transformação ou a “digestão” de matéria orgânica. O biodigestor faz a “digestão anaeróbica” (sem ar/oxigênio) de microorganismos que fazem a decomposição da matéria orgânica. O resultado é a energia produzida com gases ou biogás.
Este “biogás” é composto por uma mistura de gases, principalmente metano e pode substituir o petróleo ou o gás natural que precisam ser extraídos do subsolo. É um tipo de recurso reciclado e reciclável que produz um ciclo fechado.
Podemos usar o biogás para cozinhar e usar os restos de comida para produzir mais biogás. No Peru um projeto está aproveitando excrementos do gado para produzir gás de cozinha e adubo orgânico. Na Califórnia, uma empresa utiliza os restos da sua produção de cebolas para produzir energia elétrica para a sua fábrica de cebolas.
Não é caro construir um biodigestor ou mesmo adquirir um biodigestor para uso doméstico. Eu estou usando um biodigestor com minhocas para transformar restos de comida do dia a dia em adubo para as minhas plantas. Além de contribuir para a redução do lixo que polui o meio-ambiente estou economizando dinheiro para comprar adubo para as plantas!
Tipos de biomassa que podem ser usados em biodigestores
Devido à variabilidade de materiais que podem ser considerados biomassa, existem diversos processos onde se transforma a biomassa em energia, eles são divididos em três tipos: os que envolvem combustão direta, os que envolvem processos termoquímicos (gaseificação, pirólise, liquefação e transesterificação) e os que envolvem processos biológicos (biodigestores); a saber:
Combustão direta: é a queima da biomassa em fornos, caldeiras ou fogões. O problema deste tipo de combustão é a baixa eficiência, por causa da umidade da biomassa (que na lenha pode ser de 20% ou até mais, por exemplo) e da baixa densidade