Biofísica
CURSO DE NUTRIÇÃO
BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DO CORPO HUMANO I
Fillipe Fernandes
SISTEMA ENDÓCRINO E PATOLOGIAS
Rio de Janeiro
Junho de 2014.
Fillipe Fernandes
SISTEMA ENDÓCRINO E PATOLOGIAS
Trabalho de disciplina de graduação apresentado a Universidade Castelo Branco para composição de nota na disciplina de Bases Anatomofisiológicas do Corpo Humano I Prof. Paulo Alberto
Rio de Janeiro
Junho de 2014.
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico visa esclarecer o tema sobre o Sistema Endócrino e suas principais patologias, explicando o seu conceito, importância e funcionamento perante o corpo humano, se tratando de diversas funções primordiais, tais funções que podem ser internas ou externas, como a produção do leite ou até mesmo a excreção dele.
Sistema Endócrino
O sistema endócrino é regulado pelo sistema nervoso, em especial pelo hipotálamo ou por outras glândulas endócrinas, criando um amplo e sensível mecanismo de interrelações neuroendócrinas.
As glândulas endócrinas produzem substâncias reguladoras chamados de hormônios que podem estimular ou inibir as funções metabólicas e são secretados por cada glândula endócrina na corrente sanguínea, atingindo as “células-alvo” que são específicas para atingir os “órgãos-alvo” para desempenhar as suas funções.
Hipófise ou Glândula Pituitária: é um pequeno órgão, que se localiza na sela túrcica do osso esfenoide. Ela liga-se por um pedúnculo ao hipotálamo na base do cérebro, com o qual guarda importantes relações anatômicas e funcionais. A hipófise pode ser dividida em lobo anterior (adreno-hipófise) e lobo posterior (neuro-hipófise). Ela pode ser chamada de “glândula mestre” do nosso corpo, pois ela produz vários hormônios que estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide, as supra-renais e as glândulas sexuais