BIOFÍSICA
Prof. Tânia Carolina
Definição:
Principais substâncias construtoras do nosso organismo, mais importantes para a construção e o reparo dos tecidos do que os lipídeos e os carboidratos.
São os elementos formativos essenciais de células, anticorpos, hormônios e enzimas
COMPOSIÇÃO
A estrutura mais simples das proteínas é representada por aminoácidos;
Para formar uma proteína, os aminoácidos
(aa) ligam-se um ao outro por ligação química, denominada ligação peptídica;
aa—aa—aa—aa—aa—aa
Os aminoácidos, que representam, portanto, as unidades básicas da estrutura das proteínas, são em número de 20 e podem ser divididos em essenciais, nãoessenciais e condicionalmente essenciais.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS
São aqueles que o organismo não pode sintetitar ou sintetiza muito lentamente;
Indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento; São substâncias encontrados em alguns alimentos e devem ser obtidos pela alimentação; Isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
AMINOÁCIDOS NÃO-ESSENCIAIS
São aqueles que o organismo pode produzir para satisfazer suas necessidades; Alanina, arginina, asparagina,ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.
AMINOÁCIDOS
CONDICIONALMENTE ESSENCIAIS
São aminoácidos não-essenciais que se tornam essenciais em condições especiais, ou seja, as necessidades do organismo excedem a capacidade do corpo em produzi-los, devendo ser obtidos pela alimentação; Histidina, por ex., por ser necessária ao crescimento, é essencial na infância.
CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO
COM A COMPOSIÇÃO
São classificadas de acordo com a composição em:
Simples: contém somente aminoácidos – exemplos=albumina (lactalbumina do leite, ovalbumina da clara do ovo), globulinas (glicina da soja e faseolina do feijão), glutelinas (glúten do trigo), prolaninas (´zeína do milho e