Biofísica
2) A 1ª Lei da Termodinâmica enuncia que a energia nunca é criada ou destruída, é apenas transformada de uma forma para outra. Um exemplo biológico desse enunciado é a ação muscular. Em um organismo, a energia química armazenada nos tecidos musculares em moléculas de ATP pode ser transformada em energia mecânica para que o movimento necessário ocorra. Isso acontece pelo comando de sinais eletrofisiológicos e através de proteínas contráteis.
3) A 2ª Lei da Termodinâmica enuncia que, em um sistema que opera em ciclos, não é possível que todo o calor fornecido seja transformado em trabalho. Além disso, o calor passa espontaneamente apenas do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura, e nunca o inverso. Em outras palavras, mais gerais, em qualquer sistema físico a tendência natural é o aumento da desordem (entropia), e a ordem só pode ser reestabelecida mediante gasto de energia. Um exemplo nos sistemas biológicos é o envelhecimento dos seres vivos, que se dá justamente pelo aumento da entropia, uma vez que todos os processos biológicos são irreversíveis.
4) - Entalpia (H): é o conteúdo de energia que está armazenada em uma substância. Não é possível determinar a entalpia, apenas a sua variação ( H), que mostra a energia que foi liberada ou absorvida em um processo.
- Energia livre (G): é a energia útil de um sistema, que pode ser integralmente utilizada para realizar trabalho. A variação de energia livre ( G) é que determina se uma reação ou processo é