biofisica
Fisioterapia
Biofísica
Radiação
Campo Grande
19 de novembro 2013
Univesidade Anhanguera – Uniderp
Fisioterapia
Biofísica
Radiação
Trabalho desenvolvido durante a diciplica de Biofísica como parte das notas desse semenstre do curso de fisioterapia pela professora Mônica Meinert.
Campo Grande
19 de novembro 2013
Sumário
Introdução
A história das radiações começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios-X por Roentgen. A previsão teórica já havia sido feita alguns anos antes por Helmholtz, que falecera um ano antes de seu estudo ser comprovado experimentalmente.Roentgen estudava descargas elétricas a través de um tubo de raios catódicos (feixe de elétrons).
Roentgen observou uma luminescência fraca ao aplicar uma diferença de potencial de algumas dezenas de quilo volts entre os eletrodos do tubo. Ele apagou a luz da sala para observá-la melhor e se surpreendeu ao ver que uma placa de vidro coberta com platinocianeto de bário colocada a um metro do tubo também luminescia. Os raios atravessavam tudo. Os responsáveis por esse fato não poderiam ser os raios catódicos produzidos, pois eles possuíam uma capacidade de penetração no ar de somente uns poucos centímetros.Roentgen concluiu que o tubo emitia raios muito mais potentes, ainda desconhecidos e que podiam até atravessar corpos humanos e sensibilizar filmes fotográficos. Assim foi descoberta uma nova forma de se observar o interior dos corpos, causando uma grande revolução na área de Medicina diagnóstica. Cerca de 45 dias após a descoberta dos Raios-X, Roentgen tirou a primeira radiografia da mão de sua esposa, expondo-a durante15 minutos. A radiografia é mostrada na figura1. Ele foi o primeiro físico a ganhar o prêmio nobel de Física em 1901 Figura 1
Radiação
A primeira lei da radioatividade que diz