Biofisica
R: Massa: é a quantidade de matéria contida em um corpo. Massa é diferente de peso, já que esta é fixa e peso é uma força que depende da gravidade.
Densidade: determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. É a relação entre massa e volume. A alteração desta pode causar dificuldade na solubilidade de solutos.
Aceleração: é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia.
Força: o conceito de força esta relacionado com as alterações da quantidade de movimento, por isso, é o produto da massa pela aceleração.
Velocidade: é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto no percurso.
Pressão: força que é exercida sobre alguma coisa. Pode também indicar o ato de comprimir ou pressionar. É a razão entre o módulo da força normal que atua sobre determinada superfície e a área desta superfície.
Trabalho: o trabalho é calculado através de uma fórmula, que é a multiplicação da força, pelo deslocamento. Por isso, só há trabalho se houver deslocamento.
Viscosidade: resistência interna de um fluído, líquido ou gás. Se a viscosidade estiver diminuída, a substância percorre com mis facilidade, por exemplo.
Temperatura: intensidade de energia térmica. É a grandeza que mede o grau de agitação das partículas.
Frequência: é o número de eventos quaisquer em um intervalo de tempo.
2) Descreva a lei zero da termodinâmica.
R: É a lei que estuda o equilíbrio térmico no organismo. Equilíbrio térmico é o balanço entre termogênese e termólise.
Termogênese: produção de calor. Ex: calafrios, vasoconstrição, aumento do metabolismo.
Termólise: quebra de calor. Ex: vasodilatação, aumento da transpiração.
3) Descreva a primeira lei da