Biofisica das trocas de calor corporal
Metabolismo basal:
É o consumo de oxigênio na transformação metabólica dos alimentos, sendo que para regular a média da temperatura corporal, o homem possui mecanismos reguladores que produzem e dissipam calor corporal, isto se deve para o equilíbrio da temperatura interna do corpo. Rubner foi o primeiro a verificar que o principio da conservação da energia também se aplicava aos seres vivos. Ele conclui que a energia dos alimentos servia, entre outras funções,para manter os processos vitais, para aquecer e para movimentar o corpo. Rubner também correlacionou a transformação metabolica dos alimentos com o consumo de oxigenio, chegando a observar que o consumo de oxigenio era praticamente constantes nos individuos postos em ambiente confortavel e sob condições controladas de alimentação. A essa demanda de gás chamou de metabolismo basal.
Termogênese Biológica
Expostos ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica) e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química).
Termogênese Mecânica
Está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio, caracterizado por uma contração desorganizada dos músculos esqueléticos, tratando-se de uma resposta involuntária e resultante de uma atividade nervosa descontrolada.
Termogênese Quimica
Apesar de mais lenta que a termogênese mecânica, é o meio mais importante para a manutenção da temperatura corporal. As gorduras são uma fonte muito importante de energia térmica, sobretudo aquelas localizadas no tecido adiposo marrom, pois convertem com facilidade a energia de seus estoques sendo de extrema