Biofisica da audição
Fig 1.1: Constituição anatômica do aparelho auditivo
Fonte:http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/2_qualidade_vida_humana/Museu2_qualidade_corpo_sensorial_audicao1.htm
O pavilhão auricular em conjunto com o meato acústico tem como principal função ser um pré- amplificador natural que quanto maior sua área, maior a quantidade de ondas captadas.
(Lent, Roberto; Cem Bilhões de Neurônios , 2 ed.) Já a orelha média a membrana timpânica e os ossículos são suspensos por ligamentos para haver oscilação, estes funcionam como alavancas, aumentando a força das vibrações mecânicas e por isso, agindo como amplificadores das vibrações da onda sonora. Se as ondas sonoras dessem diretamente na janela oval, não teriam pressão suficiente para mover o líquido coclear para frente e para trás, a fim de produzir a audição adequada, pois o líquido possui inércia muito maior que o ar, e uma intensidade maior de pressão seria necessária para movimenta-lo.
(Guyton&Hall- Tratado de Fisiologia Médica; 12 ed.) Na orelha interna a cóclea é seu principal componente . “Ela consiste em três tubos espiralados, lado a lado: a rampa vestibular, a rampa média e a rampa timpânica.” (Guyton&Hall- Tratado de Fisiologia Médica; 12 ed.) As duas primeiras rampas são separados através da membrana de Reissner, já a rampa timpânica e a média são separadas pela membrana basilar, que na sua superfície está o órgão de Corti, no qual apresenta varias células ciliadas que são os receptores finais