biofisica da audiçao
INTRODUÇÃO
O ouvido humano é um órgão que converte um estimulo mecânico, produzido em meios externo, em estímulos nervosos.
Os órgãos dos sentidos são responsáveis por captar e transmitir as informações externas para o cérebro. Os receptores e as vias nervosas permitem a detecção dos sinais sonoros pela audição.
Parte das informações recebidas pelo ser humano pode ser representada por um movimento ondulatório.
Além dessas informações, os sensores situados nos canais semicirculares do ouvido interno ajudam na manutenção da postura e participam na definição do equilíbrio do corpo e percepção de movimentos a audição permite ainda, a transmissão de mensagens emocionais.
BIOFÍSICA DA AUDIÇÃO
1- FÍSICA DO SOM
O som pode ser representado por um movimento ondulatório, com pulso longitudinal e é a transmissão de uma perturbação material, pode ser visto levando em consideração dois aspectos: Perturbação material, deslocamento de energia: e temos um turbo com ar onde se aplica um sinal sonoro em uma das extremidades, na propagação aparecem zonas de compreensão e rarefação do ar. Representação com o movimento de ondas: o lançamento de uma pedra no centro de um tanque com água, aparecem dois movimentos ondulatórios.
COMPRIMENTO DE ONDA
É à distância percorrida num ciclo completo, é representado por lambida. O comprimento de onda varia conforme o meio propagação, fonte emissora.
VELOCIDADE
É o espaço percorrido pela onda. Equivale a dividir o comprimento da onda pelo período. A velocidade depende do meio da propagação.
1.3 FREQUÊNCIA
É o numero de vezes que o fenômeno se repete em intervalo de tempo, medido em ciclos por segundo.
1.4 ACÚSTICA
O som físico percebido pelo ouvido pode ser definido por três características, intensidade, altura e timbre.
1.5 INTENSIDADE
É o nível de energia sonora e no movimento ondulatório e é medido pela amplitude. A amplitude vai desde sons pouco