biofica
RADIOLOGIA
LABORATÓRIO
RELÁTORIO
Disciplina: Biofísica Turma: 1° B13
Professor: Francisco Almeida
Data da Experiência: 14/11/2013 Data de Entrega: 21/11/2013
Experiência N°: 5 – “Difusão e Osmose”
Componentes
Nº
Nota
Iolanda Tavares
Jaqueline
Luana Costa
Luanna Santiago
Monaliza Silva
Teresina-PI
2º SEMESTRE/2013
Difusão e Osmose
Introdução
Difusão é a modalidade de transporte passivo, no qual, o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Ela consiste no espalhamento de uma substância devido ao movimento aleatório de suas partículas constituintes, devido à energia cinética que possuem. A velocidade da difusão é diretamente proporcional à massa da partícula, mas isto depende do meio onde ocorre, ou seja, quanto maior for a sua permeabilidade, maior será a velocidade de difusão da partícula (membranas biológicas), assim, dimensões e a natureza das partículas interferem na permeabilidade ao meio.
O caso do cloro, por exemplo, ao jogarmos na piscina, ele se misturará completamente à água, deslocando-se do meio de maior concentração para o menos concentrado, até ele ficar distribuído homogeneamente por toda a piscina.
Dito isto, vale ressaltar que a quantidade de partículas, num determinado tempo e direção atravessam uma área, é o que denominamos por fluxo difusional, ele ocorre em favor de um gradiente de concentração e depende da velocidade da difusão e da concentração e depende da velocidade da difusão e da concentração das partículas, e é representado por: F= P x C O fluxo de partículas ocorre em dois sentidos de A para B e de B para A. Há neste caso, um fluxo efetivo, em que essas soluções aquosas de composição e/ou