BIOF SICA
É uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsabilidade das vias aéreas manifestando-se por obstrução ou fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento, com episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite ou pela manhã ao acordar. A asma brônquica pode ser explicada pela lei Boyle onde a pressão exercida por um gás em um recipiente e feita pela colisão de moléculas, e quando o volume do recipiente é reduzido à pressão entre as moléculas aumentam. Isso acontece com as vias aéreas, onde a pessoa com a asma apresenta as paredes dos tubos respiratórios inchado com um volume reduzido. Quando acontece uma crise asmática pela inalação de pó ou de outro elemento no qual a pessoa seja alérgica as paredes dos brônquios se enrijecem dificultando a passagem do ar assim o volume dos brônquios diminui aumentando a pressão do ar, provocando dores no individuo.
Enfisema Pulmonar
É uma doença crônica na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsulflados. Isso ocorre devido à dilatação dos alvéolos que formam sacos maiores que o normal reduzindo a elasticidade à medida que a doença se espalha comprimindo as áreas adjacentes do pulmão dificultando a passagem de ar.
Dessa forma um ciclo de respiração consiste de uma inspiração seguida de uma expiração onde podemos relacionar pressão-volume da Lei de Boyle que fornece a base da ventilação pulmonar sendo ela ativa para complacência que é onde permite o movimento respiratório e passivo que é a elasticidade normal para o sistema respiratório. Dessa forma o volume quando esta abaixo do normal é necessária que a pressão se multiplique. Isso acontece com o individuo que possui o enfisema, pois a pessoa perde a elasticidade dos alvéolos e acaba colocando uma pressão maior no diafragma comprimindo-o e tornando mais difícil sua respiração.