Bioetica
FRONTEIRAS EPISTEMOLÓGICAS DA BIOÉTICA
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
TUTOR: ANTÔNIO SOARES GERALDO
TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ - RO
ABRIL/2014
BIOÉTICA
PRINCÍPIOS GERAIS ESTABELECIDOS PELA BIOÉTICA MODERNA
A Bioética tem uma função muito importante no mundo, mas ainda é pouco difundida de modo geral, ela é o estudo sistemático das dimensões morais, incluindo visão, decisão e normas morais das ciências da vida e do cuidado com a saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto multidisciplinar. Trata, portanto, entre outros assuntos, do direito dos indivíduos à saúde, do direito dos pacientes, do direito à assistência, das responsabilidades jurídicas dos pacientes e dos profissionais da saúde, das responsabilidades sobre as ameaças a vida no planeta, do direito ambiental, dos direitos com respeito às novas realidades tecnológicas da medicina e da biologia (incluindo as novas tecnologias genéticas).
O respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça são princípios da Bioética. O princípio do respeito às pessoas apoia-se em convicções morais e fundamentais, de que as pessoas devem ser tratadas como agentes autônomos, isso é, o respeito pela autonomia do outro é indispensável, desde que não resulte em dano aos demais. Todo indivíduo tem por consagrado o direito de ser o autor de seu próprio destino e optar pelo caminho que quer dar a sua vida. Aquela pessoa que estiver com sua autonomia diminuída ou comprometida deve ter tutelado seus direitos.
O princípio da beneficência requer, de modo geral que sejam atendidos os interesses importantes e legítimos dos indivíduos e que, na medida do possível, sejam evitados danos.
O princípio da justiça refere-se a tratar com igualdade os desiguais, pretendendo, não dar a cada um na razão do que vale, mas atribuir o mesmo a todos, como