BIOETICA E GENETICA
ÉTICA
Professor: David Stival
CONCEITOS
ÉTICA
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens.
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.
A bioética ocupa-se, principalmente:
dos problemas éticos referentes ao início e fim da vida humana; dos novos métodos de fecundação; da seleção de sexo;
a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados;
da engenharia genética;
da maternidade substitutiva;
das pesquisas em seres humanos;
do transplante de órgãos;
dos pacientes terminais;
a clonagem
das formas de eutanásia.
ÉTICA APLICADA
Se a ética, de forma geral, se ocupa do que é correto ou incorreto no agir humano, a ética aplicada trata de questões relevantes para a pessoa e a humanidade. Uma parte importante da ética normativa corresponde à ética aplicada, que trata de questões práticas como o aborto, a eutanásia, o uso de células tronco, etc.
BIOÉTICA
Parte da ética que se preocupa exclusivamente como os conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e Saúde. Ela designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas que têm por objetivo esclarecer e resolver, de maneira racional e pactuada, questões éticas suscitadas pelos avanços e aplicação das tecnociências. GENÉTICA
A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam que os problemas genéticos se encontram nos genes.
Quando falamos que os filhos se parecem com os pais, avós, tios e até mesmo parentes mais distantes, estamos falando de hereditariedade, que é uma herança genética que recebemos de nossos ascendentes.
GENOMA
Toda a informação