bioetanol
Tecnologias de Bioenergia
Tema do Trabalho:
Produção de Bioetanol
Bragança, 7 de Janeiro de 2014
Autores:
Índice
Lista de figuras
1. Introdução
O etanol, também denominado álcool etílico (C2H5OH) é produzido desde os tempos antigos pela fermentação dos açúcares encontrados em produtos vegetais.
Ainda hoje, grande parte do etanol industrial é obtido pelo mesmo processo, embora também possa ser produzido a partir de eteno, derivado do petróleo (BASTOS, 2007). O uso do bioetanol tem suscitado grande interesse devido aos preços elevados dos combustíveis e aos problemas ambientais causados pelos combustíveis fósseis.
Trata-se de um produto renovável com características combustíveis, que contribui para a redução do efeito estufa e diminui substancialmente a poluição do ar, minimizando os seus impactos na saúde pública. Atualmente, este é o principal biocombustível empregado mundialmente, correspondendo por 10% da energia mundial. No entanto, estimativas indicam que a utilização mundial do mesmo será de 27% em 2050.
Diversos são os países com interesse em iniciativas que envolvam o uso do álcool combustível, entre os quais se destacam: Austrália, Guatemala, União Europeia, Índia, Japão, Nova Zelândia, Nicarágua e Tailândia. Os importadores tradicionais são os EUA, a União Europeia, Japão e Coreia.
A realização deste trabalho no âmbito da unidade curricular de Tecnologias da Bioenergia nas secções prático laboratorial onde é feito a produção de bioetanol com o objetivo de mostrar fisicamente como todo o processo é feito a partir glicose até ao produto final o bioetanol.
Nesta atividade intervém um processo biológico estudado nas aulas teóricas denominado de fermentação, para que este processo biológico seja efetuado é necessário a ação de microrganismos, as leveduras. A espécie de levedura utilizada é a Saccharomyces cerevisiae.
No