Bioetanol de cana de açucar
Energia para o desenvolvimento sustentável Resumo executivo
BNDES, CGEE, FAO e CEPAL
2008
1
Resumo executivo1
A crescente necessidade de ampliar de modo sustentável o uso de fontes renováveis de energia, para proporcionar maior segurança ao suprimento energético e reduzir os impactos ambientais associados aos combustíveis fósseis, encontra no bioetanol de cana-de-açúcar uma alternativa viável economicamente e com significativo potencial de expansão. A produção e o uso de bioetanol como combustível veicular são praticados regularmente no Brasil desde 1931, com notável evolução durante as últimas décadas, alcançando maturidade e consistência, segundo um modelo produtivo que pode ser adaptado e implementado em contextos similares. Por meio do bioetanol e da bioeletricidade, a cana-de-açúcar representa atualmente a segunda mais importante fonte primária e a principal forma de energia renovável na matriz energética brasileira.
Esta obra apresenta, sob vários pontos de vista, as características desse biocombustível e de sua agroindústria, com ênfase na experiência brasileira e, em alguns casos, cotejando com outras tecnologias bioenergéticas. Desenvolvido em nove capítulos, brevemente descritos a seguir, o trabalho é orientado para leitores brasileiros e de outros países com interesses em bioetanol,.
Bioenergia e biocombustíveis
Através da fotossíntese, a radiação solar se converte em produtos vegetais, que podem ser utilizados como combustível, diretamente ou depois de processados. A lenha de eucalipto e o bioetanol, produzido com base na cana-de-açúcar ou no milho, são exemplos de vetores bioenergéticos. Em suas formas tradicionais, o uso de bioenergia se confunde com a história da humanidade, mas, mediante tecnologias modernas e eficientes, como biocombustíveis líquidos, vem sendo considerado nos últimos tempos uma fonte energética renovável alternativa aos combustíveis fósseis, capaz de