bioestatistica
A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil e, nalguns casos, indispensável para tomadas de decisão em diversos campos: científico, económico, social, político…
Todavia, antes de chegarmos à parte de interpretação para tomadas de decisão, há que proceder a um indispensável trabalho de recolha e organização de dados, sendo a recolha feita através de recenseamentos (ou censos ou levantamentos estatísticos) ou sondagens.
Existem indícios que há 300 mil anos a.C. já se faziam censos na China, Babilónia e no Egipto. Censos estes que se destinavam á taxação de impostos.
Definição
Estatística pode ser pensada como a ciência de aprendizagem a partir de dados. No nosso quotidiano, precisamos tomar decisões, muitas vezes decisões rápidas.
Em linhas gerais a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão através da análise dos dados que possuímos.
Pesquisas de opinião
Problema: como selecionar uma amostra de tal modo que as informações possam ser expandidas para toda a população?
Por exemplo, desejamos fazer uma sondagem acerca da escolha dos portugueses sobre o seu partido preferido. Acha que esta amostra é representativa?
Não. Ao selecionar a nossa amostra devemos considerar alguns critérios de acordo com o tipo de pesquisa. Exemplo: região, sexo, nível socio-económico, idade…
Generalidades
Na estatística consideram-se dois ramos:
Estatística Descritiva, que visa descrever o real de forma de forma a permitir entendê-lo melhor
Universo ou população Estatística: conjunto de seres (humanos ou não) sobre o qual se incide o estudo feito ou a fazer.
Unidade Estatística ou indivíduo: cada elemento do conjunto anterior.
Carácter estatístico ou atributo: propriedade dos indivíduos que foi ou vai ser estudada.
Levantamento estatístico: estudo de um ou vários caracteres relativamente s certo universo.
Média: é o quociente da soma de todos os dados pelo