Bioengenharia
Minha área é bioengenharia, apesar de ter feito pós-doutorado na Física.
1. Onde se formou?
2. Quais foram suas dificuldades encontradas quando começou suas pesquisas?
3. Quais foram suas principais pesquisas? E suas realizações?
4. O que a bioengenharia trouxe de bom para a população brasileira? Como a bioengenharia trouxe melhorias na vida das pessoas do nosso país?
5. Quanto tempo atua nessa área?
6. Em algum momento já pensou em mudar de área como pesquisador?
1. Sou formado em engenharia mecatrônica e com mestrado em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP, doutorado em engenharia biomédica pela Universiy of Illinois at Urbana-Champaign.
2. Uma das maiores dificuldades foram financeiras. Quem quer fazer pesquisas depende de bolsas do governo. Aqui em SP, as melhores são da FAPESP (governo estadual), mas mesmo assim são muito abaixo do que ganharíamos se fôssemos trabalhar como engenheiros. Também não temos dinheiro para comprarmos equipamento.
3. Minhas pesquisas são na área de mecânica da célula, a biológica mesmo, que nós temos no corpo. Estudei como elas reagem a uma deformação. A minha maior realização foi conseguir emprego, hehe. Pode ser brincadeira, mas normalmente doutores não tem muito emprego oferecido, já que os salários são maiores e não precisam de gente com tanta formação nas empresas.
4. A bioengenharia é uma área muito nova, que auxilia o estudo da biologia com técnicas de engenharia. Uma área mais comum desse tipo de engenharia é a biomédica, que se dedica a desenvolver equipamentos usados por médicos, como por exemplo máquina de raio X, ultrasonografia, ventiladores artificais para quem não consegue respirar por si só, etc. Sem essa especialidade, não conseguiríamos nem consertar os equipamentos em uso. A bioengenharia que eu estudei ainda não dá benefícios práticos. Minha pesquisa é mais biologia básica da célula, mas poderia ser importante para desenvolver medicamentos no futuro, quando se conhecer