BIOENERGIA
1 INTRODUÇÃO - RECURSOS ENERGÉTICOS 3
2 justificativa 4
3 objetivo 5
4 metodologia 6 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO - RECURSOS ENERGÉTICOS
A grande demanda de recursos energéticos pelos sistemas de produção e transporte, aliada a progressiva escassez de combustíveis fósseis e consequente alta nos preços, tem motivado o desenvolvimento de tecnologias que permitam a utilização de fontes renováveis de energia. A exemplo temos o biodiesel, um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos renováveis. O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.
Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração respectivamente de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel.
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5),mas a meta estabelecida pelo governo é de aumentar a 20% a mistura em proporções volumétricas de biodiesel ao diesel produzido pelo país até o ano de 2021. O nosso projeto busca estimar o quanto será necessário produzir de a matéria prima para que a indústria de biodiesel alcance