Bioenergetica
1)
a) A fronteira do sistema béquer e água é o próprio béquer. O sistema é fechado, pois durante a passagem do estado 1 para o 2 houve perda de calor por condução, e consequentemente, houve diminuição da energia interna pela diminuição da temperatura do sistema. Como não houve variação de volume, não trabalho. Nesta passagem da água de 50ºC para 37ºC não há mudança de estado.
b) A fronteira do sistema panela com tampa e água é a tampa e a panela e constitui um sistema fechado. Pelo processo de aquecimento de 25ºC para 100ºC envolve o recebimento de calor por condução, havendo, portanto, aumento da energia interna do sistema. Neste caso não ocorre mudança de estado nem variação de volume, logo não há trabalho.
c) A fronteira do sistema panela e água é a abertura da panela, assim o sistema é já que a tampa não faz parte do sistema considerado. Através do aquecimento há o recebimento de calor através da condução para elevar a temperatura da água de 25ºC para 100ºC sem que haja a variação de estado. Nesta operação aumenta-se a energia interna sem haver trabalho, uma vez que não ocorre variação de volume.
2) Abertos:
a) Combustão de palito de fósforo
b) Reação de H2CO3 com NaOH
c) Oxidação de limalha de ferro Fechados:
a) Copo com água sobre uma mesa
b) Piscina
c) Dissolução de açúcar em água
3) Temperatura é o estado de agitação das moléculas tanto com o corpo em repouso, quanto com o corpo em movimento. Calor é a energia em transito quando há diferença de temperatura entre dois ou mais corpos. Energia cinética é a energia relacionada ao movimento de um corpo. A temperatura é importante nos processos biológicos, pois proporciona as melhores condições para o funcionamento das enzimas.
4) a) 8kg de gordura fornecem 296.000kJ de energia, o correspondente a 18,5kg de glicose. Logo a pessoa pesaria 70,5kg (52kg + 18,5kg)
b) 8kg de gordura fornecem 296.000kJ de energia, o correspondente a aproximadamente 4933kg de ATP.