Bioenerg Tica
TE VIRA 1: Quais as 3 etapas da respiração celular?
A bilhões de anos atrás, a Terra, de acordo com a hipótese de Oparin (que hoje já não é mais bem aceita), era composta por CH4, NH3, H2O e H2. Essas moléculas, devido às condições da Terra primitiva, uniram-se e saíram formando vários compostos até conseguirem dar um grande passo para o início da vida: formar uma membrana que conseguisse separar o meio intracelular do meio exterior, uma membrana fosfolipídica.
Obs: um fosfolipídio tem parte polar, que, na membrana, é voltada para os meios aquosos intra e extra celular, e parte apolar, que não permite a entrada de substâncias polares, a não ser de forma seletiva por algumas proteínas que existem na membrana.
TE VIRA 2: Quais os processos de endocitose da célula?
Com o passar do tempo, aquela célula primitiva, heterótrofa, crescia tanto que sua área de absorção já não era mais suficiente para suprir as necessidades energéticas celulares. Isso por que o volume cresce ao cubo e a área ao quadrado. Com isso, começaram a surgir invaginações da membrana, como forma de aumentar a área de contato da célula com o meio exterior.
Por não haver O2 na atmosfera primitiva, os seres, heterótrofos, faziam fermentação (processo anaeróbico) para obter energia.
Acredita-se que os seres heterótrofos aumentaram muito em número e, com isso, as reservas de substancias para a fermentação se tornaram, cada vez mais, escassas. Assim, surgem os autótrofos, seres capazes de produzir seu próprio alimento.
Com esses autótrofos realizando fotossíntese (CO2 + H2O→ glicose + O2) e, consequentemente, liberando O2 para a atmosfera, aqueles seres que não eram adaptados a esse tipo de gás começaram a morrer.
Obs: O O2 é a “prostituta” dos elementos químicos, quer se ligar com todo mundo. Por isso, os que não tinham defesa contra a oxidação começaram a morrer. Isso ficou conhecido como “Holocausto do O2”.
Depois que