Biodiversidade
O termo biodiversidade ou diversidade biológica descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais, os alimentos e boa parte da matéria prima industrial consumida pelo seres humanos.
Biodiversidade nada mais é do que a diversidade, ou a variedade de formas de vida no planeta. Ou seja, é a diversidade de espécies, genes, ecossistema, enfim, a variedade da natureza viva.
Os ecossistemas onde encontramos esses organismos vivos são terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos que fazem parte dos complexos ecológicos.
O termo biodiversidade ou diversidade biológica, descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. Para entender melhor devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada individuo e as interrelações nas quais a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
O Brasil é conhecido por ser um dos países que mais tem a frota de biodiversidade do mundo todo, sendo estas encontradas na floresta Amazônica, localizada nas regiões tropicais.
A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
Se não tomarmos as devidas precauções, essa beleza natural poderá desaparecer diante de nossos olhos. Já são conhecidas medidas para que o desmatamento dessas áreas diminua, e assim preservar a biodiversidade existente em cada local.
Desde 1986 o conceito de preservação tem adquirido força entre biólogos, líderes políticos e cidadãos de todo o mundo.
Texto escrito pelos alunos do 5ºAno A, a partir das pesquisas realizadas no laboratório de