Biodigestores
Na verdade os Biodigestores não surgiram por acaso, assim como também a sua finalidade de origem foi a criação de um dispositivo que produzisse o adubo complementando o ciclo do solo de forma a não perder tanto as suas características. Consequentemente descobriu-se que o gás (biogás) produzido nesse processo poderia ser utilizado também, o que abriu caminho para a criação de diversos tipos de Biodigestores.
O que seria um Biodigestor ?
São equipamentos de fabricação relativamente simples, que possibilitam o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescidos de água.
Tipos de Biodigestores
Efetivamente os biodigestores são qualificados em dois tipos, contínuos e descontínuos, dentre eles existem diversos modelos de biodigestores,e uns dos mais usualmente conhecidos são: * Modelo Chinês (contínuo); * Modelo Indiano (contínuo); * Modelo de Batelada (descontínuo).
Modelo Chinês
Formada basicamente por uma câmara cilíndrica em alvenaria para a fermentação, com teto abobado ( lona ), impermeável, destinado ao armazenamento do biogás. Este formato funciona com o principio da prensa hidráulica, de modo que aumentamos a pressão em seu interior resultante do acumulo de biogás resultarão em deslocamentos do efluente da câmara de fermentação para a caixa de saída, e em sentido contrario quando ocorre a decomposição. O modelo chinês é construído quase totalmente em alvenaria, o que acaba por reduzir seu custo, contudo podem ocorrer vazamentos de biogás se a estrutura não for devidamente vedada e impermeabilizada. Neste tipo de biodigestor uma parcela do gás é formada na caixa de saída é liberado para a atmosfera, reduzindo parcialmente a pressão interna, por esse motivo as construções desse biodigestor não são utilizadas para instalações de grande porte.
Vantagens
Este modelo tem um