Biodigestor
Curso: Técnico em Biotecnologia
Professor: Fernando Kenji Jacojaco
Acadêmicos: Igor Saraiva Dormando Macedo
Turma: Tbio 14
BIODIGESTOR
Maringá/Pr 2013
Sumario
1- Introdução
2- Biodigestor
3- Tipos de biodigestores: Produção descontinua e produção continua
4- Tipos de biodigestores: Produção descontinua e produção continua
5- Utilização do biogás
6- Conclusão
7- Fontes
Introdução: O trabalho vai tratar de biodigestores. Biodigestores são equipamentos que produzem de maneira simples biogás e biofertilizantes através do reaproveitamento de fezes de animais e outros restos orgânicos que seriam descartados
Biodigestor
Os biodigestores surgiram na década de 70 com a crise do petróleo eles vieram para o Brasil com o fim de substituir o petróleo em algumas áreas. O biodigestor consiste em transformar biomassa (fezes de animais, restos orgânicos, folhagens ,etc. )em biogás (gás metano) e biofertilizante através da fermentação da biomassa misturada com água. São utilizados em sítios e fazendas como uma forma de tratar os resíduos gerados por animais e uma forma de conseguir cortar custos.
A fermentação ocorre por micro-organismo que vão começar a se alimentar da biomassa e começar a fazer reações químicas onde vai ser liberado o substrato que é o biogás e o biofertilizante.
Tipos de biodigestores
Biodigestor de produção descontinua: A biomassa e colocada dentro do biodigestor que é totalmente vedado e só será aberto apor a produção do biogás q leva em torno de 90 dias, depois dos 90 dias o biodigestor e aberto e é retirado o biogás e o biofertilizante após isso ele e limpo e recarregam ele para um novo ciclo.
Esse tipo de biodigestor e recomendado para áreas onde não ocorre uma produção diária de restos