Biodiesel: o combustível para o novo século.
Orientação à Monografia 1
TORRES, Ednildo Andrade. Et AL. Biodiesel: o combustível para o novo século. BAHIA ANÁLISE & DADOS Salvador, v.16, n.1, p. 89-95, jun.2006
No texto, os autores destacam o uso do biodiesel como uma alternativa sustentável que apresenta benefícios econômicos e ambientais. Biodiesel é um combustível de alta qualidade, biodegradável, resultante da reação química entre óleos vegetais ou gorduras animais e álcool etílico ou metanol quando estimulados por um catalisador. Segundo o texto, a mamona é uma das culturas mais apreciadas no que diz respeito ao fornecimento de matéria prima para a produção de biodiesel devido à possibilidade de cultivo em variados tipos de solos brasileiros. Apesar desse potencial, conforme mencionado no texto, no Brasil, a produção ainda está atrasada em relação a outros países.
Os autores mencionam que, na Bahia, os primeiros testes usando óleos vegetais em substituição ao diesel foram realizados na década de 1980. A partir do ano de 2002, os estudos foram intensificados com o surgimento de instituições voltadas para pesquisa nos campos de biocombustíveis e energias renováveis. Um marco importante nesse processo foi à aquisição de uma Planta Piloto de Biodiesel, que está em operação na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. No texto, são mencionadas as principais etapas do processamento dessa Planta. Além disso, é possível realizar testes do biodiesel produzido atuando em motores, pois a referida Universidade possui um Laboratório de Emissões Veiculares.
Segundo FERRARI; OLIVEIRA; SCABIO, 2005, p.89. Essa possibilidade de emprego em combustíveis de origem agrícola em motores do ciclo diesel é bastante atrativa tendo em vista o aspecto ambiental, por ser uma fonte renovável de energia e pelo fato do seu desenvolvimento permitir a redução da dependência de importação do petróleo.
Conforme FERRARI, OLIVEIRA, SCABIO, 2005,