Biocombustível
O Biocombustível é o combustível que vem da matéria biológica de fontes renováveis, obtidos a partir de beneficiamento de determinados vegetais: cana-de-açúcar o milho (no caso do etanol), pode ser mamona ou soja (biodiesel), pode ate ser o resultado da fermentação do lixo ou do pum da vaca (biogás). As possibilidades são muitas, mas basicamente todo biocombustível provém da biomassa. Biomassa? É a energia que todo ser vivente (ou morrente, no caso de já ter passado para a próxima etapa do ciclo de carbono) possui dentro de si. Ele pode ser usado em veículos (carros, caminhões, tratores) integralmente ou misturados com combustíveis fosseis. Aqui no Brasil , por exemplo , o diesel e misturado com biocombustível na gasolina também é adicionado o etanol. Os biocombustíveis, como o biodiesel e o etanol (álcool etílico), têm aparecido com frequência na mídia como alternativas para contenção do aquecimento global. Isso acontece porque os biocombustíveis permitem uma ciclagem do gás carbônico (CO2), apontado como um dos vilões do aquecimento global.
Veja no quadro ao lado o que ocorre quando se usa um biocombustível.
Como se pode ver na figura ao lado, o CO2 eliminado pelo veículo é reutilizado pelas plantas para a produção de mais biomassa, através da fotossíntese.
Parte dessa matéria orgânica produzida é usada para a produção de mais biocombustível, com devolução de CO2 para a atmosfera. Dessa forma, o equilíbrio consumo-liberação de CO2 pode ser estabelecido e a concentração do CO2 pode estabilizar.Com os combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, carvão, gás natural) esse equilíbrio não acontece.
.
A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicerídeo. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO. A transesterificação é processo mais utilizado atualmente