Biocombustíveis
BIOCOMBUSTÍVEIS: O USO DA ENERGIA RENOVÁVEL PARA O
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CAROLINA LUBE DE PINHO CHIBANTE1
RESUMO
O Brasil desempenha um excelente papel na liderança internacional quanto ao seu desenvolvimento de fontes de energias renováveis, principalmente por meio de seu modelo de produção e comercialização do etanol da cana-de-açúcar. Diante disso, os objetivos do presente artigo são: Definir as oportunidades de expansão do mercado global para o etanol produzido no Brasil; e Identificar quais os possíveis impactos sócio-ambientais na produção do etanol. Destaca-se que existem vários projetos de investimento em curso no Brasil para elevar a capacidade instalada de produção de cana de açúcar, com o objetivo de aumentar a produção de etanol. A indústria canavieira mostra um rápido crescimento e expansão conforme incrementa a demanda da cana, açúcar e etanol no mercado brasileiro e internacional. Será observado, no futuro, um maior crescimento da indústria para atender a crescente demanda por etanol, satisfazer as grandes necessidades do açúcar doméstico e ampliar as exportações do açúcar. Resta saber se os recursos naturais estão sendo utilizados de forma sustentável na cultura e processamento da cana-de-açúcar e se os aspectos sociais, em especial no que concerne à remuneração da mão-de-obra e às condições de trabalho estão sendo respeitados.
PALAVRAS-CHAVE: Etanol; energia renovável; impactos sócio-ambientais; sustentabilidade. 1. INTRODUÇÃO
A forte dependência do petróleo, o aquecimento global e as pressões para o desenvolvimento de novas formas de energia faz com que os países desenvolvidos, como
EUA e Canadá, programem modelos de energia limpa em suas matrizes energéticas. Com isso, no século XXI, as discussões sobre o uso de biocombustíveis como fonte de energia renováveis começa a fazer parte da agenda dos líderes políticos no mundo.
1
Aluna do 5º período de Graduação do Curso de Engenharia de Petróleo e