Biocombustíveis, solução ou problema?
A sustentabilidade do biocombustível
À medida que o mundo evolui, ela traz consigo um problema que hoje afeta muitos países e milhões de pessoas: O efeito estufa. Com isso, a escassez de alimentos, água e fontes de energia aumentam. O petróleo, principal fonte de energia e combustíveis hoje, que devido ao grande consumo desse produto, atualmente novas fontes de energias alternativas vêm sendo criada para que um dia o petróleo possa vim a ser substituído e uma delas é o biocombustível.
O biocombustível é um produto originado das sementes, sendo vista como um grande avanço energético. Assim, além de ser uma fonte renovável de energia, ela poderá substituir - como já citado acima - o petróleo que ajuda no aumento de dióxido de carbono no efeito estufa. Entretanto, a utilização desse recurso é contestada, pois para se produzir o biocombustível, é necessário das sementes, que poderiam servir de alimento para milhões de pessoas em todo o mundo e o crescimento desenfreado da produção de biocombustíveis está trazendo graves consequências sociais e ambientais como o desmatamento. Desse modo, o mundo entra em contradição discutindo sobre esse problema: Ou servirá de alimento para milhões de pessoas ou será uma nova fonte de energia renovável mais econômica e mais eficiente contra o efeito estufa.
Pessoalmente, o biocombustível além de ajudar no desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais menos favorecidas, gerando empregos, e do seu uso ser uma fonte mais rentável de energia, também podendo ser usado como matéria prima a mamona, a cana de açúcar e outras fontes que não interferem diretamente na alimentação, é uma solução renovável, que substitui o petróleo e todo o seu tempo de renovação e emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Consequentemente, precisamos de padrões globais para garantir que eles sejam produzidos de uma maneira correta sem comprometer a segurança alimentar da população, sem aumentar a