Biocombustivel
Os Biocombustíveis são combustíveis de origem biológica. São todos combustíveis produzidos de fontes renováveis. Fabricados a partir de vegetais, tais como, milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu, cânhamo, entre outros. O lixo orgânico também pode ser usado para a fabricação de biocombustível.
Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de vegetais com potencial econômico aproveitável
Para que servem?Os biocombustíveis são a alternativa mais viável para a substituição dos combustíveis fósseis. As energias são consideradas renováveis quando a sua produção ultrapassa o seu consumo, o que não acontece com os combustíveis fósseis. Assim, biocombustíveis são combustíveis de origem biológica,ou seja,não são de origem fóssil. Biocombustíveis são utilizados em motores por não poluírem o meio ambiente.
Tipos de biocombustíveis bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa e da fração biodegradável de resíduos para utilização como biocombustível. etanol: Açúcar solúvel, obtido da cana-de-açúcar, amido(grãos e tubérculos, como a mandioca e o milho) e celulose(bagaço de cana, resíduos florestais e biomassa de gramíneas). biodiesel: óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais, óleo de soja, o ácido predominante é o ácido oléico, no óleo de babaçu, o laurídico e no sebo bovino, o ácido esteárico. biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e da fração biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível ou gás de madeira. biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para utilização como biocombustível.
biocombustíveis sintéticos: hidrocarbonetos sintéticos ou misturas de hidrocarbonetos sintéticos produzidos a partir de biomassa.biohidrogénio: hidrogénio produzido a partir de biomassa e da fração biodegradável de resíduos, para utilização como biocombustível.