Biocombustiveis
Biocombustíveis
Nome: Gabriel Furtado Álvares
Matrícula: 2007018351
Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia.
Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol (álcool) extraído de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.
Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não-renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam fontes renováveis de energia, como alternativas estratégicas ao petróleo.
[pic]
A linha do tempo acima mostra a evolução dos biocombustíveis no Brasil. O petróleo por muitos anos conseguiu se estabelecer como principal combustível em quase todos países do mundo. No Brasil, na década de 1980 o álcool se viu ameaçado pela entrada dos combustíveis fósseis no mercado. Em 1983 carros movidos a álcool no Brasil representavam mais de 90% no total de vendas, já nos anos 90 os carros movidos a álcool passaram a representar apenas 25% no total de vendas. Sendo um recurso não renovável que abunda em vários pontos do globo terrestre e é fonte de riqueza empresas buscaram explorá-lo e gerar riquezas o utilizando. Anos se passaram e o petróleo cada dia vai se tornando mais escasso, sendo motivação de vários conflitos e guerras ao redor do mundo.
Na realidade os biocombustíveis foram utilizados antes do petróleo para o funcionamento de máquinas e carros. Um exemplo clássico é o primeiro modelo de carro fabricado, o Ford T. Seu motor foi