biocombustiveis
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS CÁCERES - MT
TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS - V SEMESTRE.
PROCESSOS FERMENTATIVOS -
FERMENTAÇÃO DA CERVEJA
Discentes: Mayara de Ávila,
Neilson Wilker,
Victor Mendes.
Cáceres, Outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
A produção da cerveja é um processo descoberto pelos primitivos e praticada a anos, considerada uma arte. Com o passar do tempo e o acontecimento da revolução industrial, muitas produções se aperfeiçoaram, inclusive a da cerveja. Atualmente a fermentação da cerveja possui altas exigências, contando com máquinas sofisticadas e profissionais qualificados como cervejeiros, envolvendo as áreas de engenharia, química e bioquímica.
Fatores como odor, gosto e preferencias individuais são criteriosamente avaliados, e apesar de todo tecnologia empregada na fabricação da cerveja, ainda é o ser humano o maior avaliador da qualidade da cerveja.
O presente trabalho pretende apresentar características do processo de produção da cerveja, abordando os tipos de cerveja de acordo com sua fermentação alcoólica e explicando como é dada tal fabricação.
DESENVOLVIMENTO
A produção da cerveja baseia-se resumidamente a fermentação alcoólica efetuada por uma levedura, ocorrendo em uma substancia feita com água, cevada maltada e lúpulo. A cerveja é o resultado de uma fermentação feita em um mosto de algum cereal maltado, sendo o mais comum a cevada, mas outros cereais, sejam eles maltados ou não também são empregados na produção da cerveja, por exemplo: arroz, trigo, centeio, milho, aveia. A cevada é a preferencialmente utilizada devido o elevado numero de enzimas, que melhoram o processo de fermentação.
A água utilizada na fabricação da cerveja é extremamente importante, pois além de ter alto índice na composição, interfere diretamente no gosto. Muitos tipos de cerveja são influenciados e