Bio-Manguinhos
• O que é Bio-Manguinhos?
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que produz e desenvolve imunobiológicos para atender às demandas da saúde pública. Fundado em 1976, Bio-Manguinhos é uma referência no setor e ocupa posição de destaque no mercado.
Para atender aos programas nacionais de saúde pública, Bio-Manguinhos conta com cerca de 900 colaboradores e possui um dos maiores e mais modernos parques industriais de vacinas da América Latina: o Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), onde está localizado o Centro de Processamento Final (CPFI), com capacidade de produção anual de 300 milhões de doses de vacinas.
Comprometido com os avanços na área de saúde e o acesso da população a imunobiológicos, Bio-Manguinhos tem um papel estratégico para o Brasil, destacando-se tanto no setor produtivo, quanto por seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento para geração de novas tecnologias e produtos, conhecimento e economia de divisas para o país. Ao atender às demandas do país, o Instituto ganha cada vez mais credibilidade e legítimas parcerias importantes.
• E o que são vacinas?
São preparações que, ao serem introduzidas no organismo, desencadeiam uma reação do sistema imunológico (semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por determinado agente patogênico), estimulando a formação de anticorpos e tornando o organismo imune a esse agente e às doenças por ele provocadas.Resultado de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, as vacinas são seguras e consideradas essenciais para a saúde pública. Elas podem ser constituídas de moléculas, microorganismos mortos ou microorganismos vivos atenuados.
• Qual a importância da vacinação?
Vacinar é uma forma bastante eficaz de prevenção contra diversas infecções. Mesmo quem tem boa saúde e vive em condições adequadas de higiene está sujeito a determinadas doenças e a