Bio Glândulas Suprarrenais
Supra renais
Localização das glândulas
Anatomia
As glândulas supra-renais (ou adrenais)são dois pequenos órgãos que secretam hormônios, com a forma de uma pirâmide com cerca de 3 cm de largura, 5 cm de altura e 3 cm de espessura.
Ambas as glândulas situam-se na parte superior de cada rim, de tal forma que o revestem como um manto -daí a sua denominação. As duas glândulas supra-renais encontram-se envolvidas numa cápsula de tecido conjuntivo rodeada de tecido adiposo, membranas e ligamentos que fixam o órgão na sua posição. Na parte inferior, é possível distinguir duas partes completamente distintas: o córtex e a medula.
Córtex
No córtex são produzidos os corticosteróides mineralocorticóides e glicocorticóides - a partir do colesterol. O principal mineralocorticóide é a aldosterona, que aumenta a reabsorção de íons sódio e provoca a secreção no sangue de íons potássio e hidrogênio pelas células do túbulo renal. Assim, esse hormônio regula a taxa de água e de sais do organismo. O glicocorticóide mais importante é o cortisol, que promove a conversão de aminoácidos e lipídios em glicose pelo fígado. Essa conversão ajuda o organismo a enfrentar períodos sem comida e situações estressantes.
Os glicocorticóides são capazes de diminuir inflamações, uma vez que reduz a permeabilidade dos capilares sanguíneos (na inflamação os capilares dilatam-se). Outros glicocorticóides são a corticosterona e a cortisona. O córtex secreta ainda um pouco de hormônios sexuais androgênicos, com efeito semelhante a testosterona.
Quando o córtex é destruído por tumores ou doenças autoimunes, há produção insuficiente de corticosteróides, oque caracteriza a doença de
Addison. A deficiência de mineralocorticóides provoca perda de grande quantidade de sal e água e pode levar o indivíduo à morte em poucos dias. A falta de glicocorticóides reduz a quantidade de glicose no sangue entre uma refeição e outra e