Bio Fotossíntese
Ingrid Magalhães
Natasha Andrade
3ºD
Conceito
A conversão da energia solar em energia química é um processo físico-químico realizado por seres autótrofos e clorofilados, denominado fotossíntese. A organela responsável por esse processo são os cloroplastos, que são constituídos de pigmentos fotossintéticos, representado principalmente pela clorofila (há também pigmentos acessórios como carotenoides e ficobilinas), que ficam imersos na membrana dos tilacóides, formando o complexoantena, responsáveis por captar a energia luminosa.
O Processo da fotossíntese
Há fatores necessários para que a fotossíntese aconteça, eles são:
Temperatura – Até 35º C, os níveis de produção da fotossíntese são bons, mas após essa temperatura, as proteínas começam a desnaturar, tornando o processo não proveitoso.
Quantidade de CO2 – Quanto mais CO2 na atmosfera, com mais potencial o processo acontecerá. Cientistas já conseguiram aumentar em 10 vezes (em laboratório) a quantidade de CO2 potencializando a fotossíntese.
Luz – O fator mais importante do processo. Sem ele não há fotossíntese. Quanto mais luz presente no ambiente, mais intenso e produtivo será o processo.
Na presença de luz e clorofila, o gás carbônico e a água são convertidos em glicose, havendo liberação de oxigênio. O oxigênio, na atmosfera, proveniente da quebra da água, é de extrema importância para a manutenção da sobrevivência dos seres vivos aeróbios no planeta. Durante a respiração, a planta consome oxigênio e libera gás carbônico no ambiente. Entretanto, em condições normais, a taxa de fotossíntese é maior que a respiração, podendo equivaler-se, denominado ponto de compensação fótico, onde a velocidade de fotossíntese e respiração é igual.
A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase fotoquímica ou fase clara e a fase química ou fase escura.
Fase Clara
Essa etapa ocorre nos tilacóides dos cloroplastos e há necessidade de energia luminosa, que são absorvidas pelos