bio direito
Bioética – Visão Preambular
A bioética é um fenômeno de varias ideias ligadas a inúmeros elementos e fatores, tornado assim difícil de ter uma corrente especifica.
Alguns autores sustentam que umas das correntes da biótica é que a mesma decorre de uma dupla revolução social e biotecnológica; outro dizem que a bioética não há meio de conhecer o exato, pois é um campo muito amplo.
Ordem do termo
O termo bioética surgiu em 1970 pelo americano Van Rensselaer Potter, que significa o saber biológico (bio) com os valores humanos (ética), reinvidicando:
O controle da população
A paz
A pobreza
A ecológica
A vida animal
O bem estar da humanidade
A sobrevivência da espécie humana e a do planeta como um todo.
Andre Hellegers lançou a bioética no campo de estudo universitário especificando apenas questões levantadas pelas ciências biológicas e sua aplicação na medicina, num tempo onde a ética não era nem um pouco popular.
Com o passar dos anos a bioética se desdobrou em 3 correntes:
A etica medica e de enfermagem
A ética filosófica
A ética teológica,
ÉTICA MÉDICA E DE ENFERMAGEM
Hipócrates o autor famoso do juramento que é feito até hoje pelos médicos constituindo uma espécie de código deontológico, o juramento consiste em dedicar-se ao compromisso medico de proteger o paciente sempre visando o bem estar e privacidade do mesmo. O juramento foi modificado ao longo dos anos varias vezes e ainda ate hoje consiste a base da etica medica e da enfermagem.
A ÉTICA FILOSÓFICA
A bioética se subdividiu na etica filosófica lembrando as virtudes do filosofo Aristoteles, Kant. Ao tardar se fracionaram em outras correntes:
- a principal tese da CORRENTE UTILITARISTA, que enuncia que a moralidade de uma ação consiste inteiramente em sua utilidade ou em suas conseqüências.
- a CORRENTE PERSONALISTA, que põe a pessoa no centro de suas preocupações, e
- a FILOSOFIA DOS VALORES, que estrutura a ética sobre os valores.
ÉTICA RELIGIOSA