Bio 1
Para ser um ser vivo:
Composição quimica
Deve ser composto de moléculas orgânicas, cuja composição se baseia nos elementos carbonos e hidrogênio, combinados com o oxigenico e nitrogênio, e se dissolver a água.
As subastancias inorgânicas encontradas no corpo do organismo são sais minerais e água. Já as substancias orgânicas que tem carbono como elemento principal são carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. a interação dessas substancias é necessária para obter vida terreste. Entre essas é obrigado a ter também água liquida ou silício, fonte de energia e carbono.
Níveis crescentes de organização
Molecula célula tecidos órgãos sistemas população comunidade ecossistema biosfera
Cada nível de organização o sistema tenta buscar a complexidade, buscam a característica que emergem a cada nível. O universo não tem autopoese, ou seja não busca a auto organização. Buscando o equilíbrio dinâmico que é a desordem máxima.
Os seres vivos vivem se afastando da desordem, porem por pouco tempo. O universo é entalpia, fazendo com que o ser vivo morra tendo a decomposição e gerando a desordem
Nutrição e metabolismo
Capacidade que todos os seres vivos tem para obter os nutrientes necessários para a manutenção do metabolismo. Existe a nutrição autótrofa- produz orgânico e retira do ambiente inorgânico pela raiz realizando fotossíntese ou quimiossitese e a nutrição hererotrofa- retira do ambiente os dois.
Metabolismo
A matéria orgânica incorporada pelo organismo precisa ser transformada para poder ser aproveitada. Ocorrendo a liberação de energia e produção de outras substâncias. Parte da energia liberada é transformada em calor e parte é utilizada para o funcionamento do organismo. Já as substâncias participam de um complexo sistema de síntese, em que são produzidas outras substâncias, necessárias ao crescimento do organismo e à reparação de suas perdas. É o metabolismo que fornece matéria e energia para que o organismo possa