Bim - building information modeling
“Building Information Modeling – BIM” é um o modelo digital composto por um banco de dados que permite agregar informações para diversas finalidades, além de aumento de produtividade e racionalização do processo. È um conceito de representação e integração virtual da informações sobre uma edificações em todas a dimensões possíveis, permitindo a visualização virtual do edifício antes mesmo que ele seja erquido no terreno real. Por meio da criação de um modelo 3D é possível detectar antecipadamente as incompatibilidades construtivas do projeto, além de extrair quantitativos automáticos de matérias , integrando o custos e o prazos , entre muitas outras funções.
Nos anos 90 este conceito começou a ser desenvolvido para projetos de grande envergadura e complexidade, nos quais a tradicional modelagem de informações fragmentadas e não integradas eram um empecilho para a análise de viabilidade e soluções técnicas eeconômicas adequadas principalmente nos primeiros estágios de desenvolvimento do projeto.
no Brasil, os empreendimentos da área de incorporação imobiliária, encontramos o sistema de coordenação de empreendimentos ou programas voltados para a contratação de vários modelos bidimensionais, sendo eles das mais variadas especialidades: arquitetura, estrutura, hidráulica, elétrica, ar condicionado, paisagismo, interiores, luminotécnica e muitos outros projetos complementares, todos desenvolvidos individualmente, sob a gestão de um coordenador. Os projetos são entregues ao contratante (construtora ou incorporadora), e aí também são analisados do ponto de vista dos quantitativos e do planejamento de atividades em obra, sempre com base em desenhos 2D na tela ou impressos.Nessa forma de trabalho que ainda é predominante, os documentos são independentes entre si, e, se houver alteração em uma planta, num corte ou fachada, é de responsabilidade do operador alterar a informação em todos os documentos intervenientes. Quando se tem o modelo integrado as