Billy elliot
Na primeira parte do filme, Billy, descobre o fascínio pelo dança clássica, despertando algo que está no seu ser de forma muito intensa. Essa descoberta leva-o a assistir a uma aula de ballet no ginásio onde praticava boxe. Ao integrar a classe de ballet com Mrs. Wilkinson, a professora, ou melhor a mestre, (no filme madame), o rapaz inicia uma aprendizagem dos vários movimentos e passos de dança.
Mrs. Wilkinson, mostra ao seu protegé, como se faz fazendo ou, numa fase inicial, pedindo que este imite as suas colegas. A imitação e repetição de várias técnicas, o processo de tentativa/erro em que o objectivo é um saber fazer que, de alguma forma, implica capacidades físicas, dá origem à aquisição de uma habilidade, destreza ou skill .
Se no início do processo de instrução, tudo é muito complicado, difícil e por vezes desesperante, numa fase posterior Billy vai aprender (a - prender, prender a si) as destrezas físicas que lhe são exigidas e, de alguma maneira, torná-las automáticas.
Cria-se então uma relação muito bonita entre Billy e a professora. Quando o pai de Billy descobre sobre o balé, proíbe sem nenhum tipo de diálogo. Nessa família o diálogo está sempre ausente. Quando Billy pergunta ao seu irmão Johnny “você já pensou na morte?”, ele responde apenas “dane-se”. Numa conversa com Debbie, sua amiga, ela lhe pergunta: “sente falta da sua mãe?” e ele responde: “Já não sinto tanta falta dela. É mais uma tristeza, principalmente quando me lembro dela de repente e quando me esqueço que ela esta morta.” Billy ainda não aprendeu a lidar com a morte da mãe, e seu pai também não. No inverno, é necessário queimar o piano da mãe para aquecer a casa e Billy pergunta ao pai: “Acha que ela vai se importar?” e o pai sem saber o que dizer, responde: “Cala a boca Billy, ela esta morta”.
comentarios da escolas de balet e boxe. Um dia, enquanto praticava boxe no ginásio, sentiu-se atraído por uma aula de dança clássica