Bilhete de identidade
Os textos apresentados no livro mostram que o “grande desafio da Didática é desenvolver a capacidade critica em formação dos educadores para que eles possam analisar de forma clara a realidade do ensino. Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para” quem ensinar, “o que” ensinar e o “por que” ensinar é um dos desafios da Didática.”
A Didática é um campo em constante construção e/ou reconstrução, de uma práxis que não tem como objetivo ficar pronta e acabada e sim articular as diferentes dimensões do processo de ensino – aprendizagem. É nesta perspectiva que se situa a Obra a Didática em Questão.
O primeiro capítulo cuja autoria é da própria organizadora do livro Vera Candau (p.13-24). Ela faz uma análise crítica da relação da Didática com a educação. Candau observa que os educadores foram e são os personagens do processo histórico da educação e que são influenciados pela mesma. Por isso surge a grande necessidade de entender a educação no passado, ou seja, conhecer as tendências que influenciaram e vem influenciando as práticas de ensino-aprendizagem. A formação do educador tem uma história, sendo assim tem passado, vive o presente e está sempre levantando algumas perspectivas para o futuro. Três tendências pedagógicas influenciam a prática docentes são elas, a tendência Pedagógica Tradicional, a tendência Escolanovista e a tendência Progressista Crítica.
Atualmente, o presente e o futuro são importantes na concepção de formação do professor que passou a ser pesquisador, por isso a pesquisa deve estar presente na formação dos docentes. Sendo assim, Vera Candau propõe que o papel da Didática atual “é superar a Didática exclusivamente instrumental e construir uma Didática fundamental.”
Outra assunto da obra é o tema O Papel da Didática na Formação do