Biia
Aula 15
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel. Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 15: Inequação do 1º grau
Objetivo: as inequações suprem alguns fundamentos algébricos. São importantes para a matemática, principalmente nas experiências e nos problemas que abordam a necessidade de se comparar um conjunto de medidas. É a partir desse procedimento que podemos compreender como uma inequação é construída e quais são as principais regras para a sua resolução.
Inequação é uma sentença algébrica que exprime a desigualdade entre duas expressões. Em sua definição mais simples e compreensível, pode ser determinada como toda e qualquer sentença da matemática que é aberta por um sinal de desigualdade.
E: a e b são números reais e diferentes de zero (a e b ≠ 0). Membro de uma inequação é cada uma das expressões cuja desigualdade é informada. O primeiro membro fica à esquerda da inequação, e o segundo membro à direita. Percebe-se que nas expressões não aparece o sinal de igualdade (=), e sim outros sinais:
Um exemplo prático de inequação é o uso de uma balança, em que veríamos com mais clareza as grandes desigualdades:
Fonte:
Se colocarmos 1 kg de tomate em cada lado da balança, é uma igualdade. Se colocarmos 1 kg de tomate em um dos lados da balança e 2 kg no outro lado, é uma desigualdade.
Resolução das inequações do 1º grau
EXEMPLOS:
1)
2x + 1 2x – x + 1 x+1 x
x+6 x–x+6 6 5
Pelo modo prático:
2x + 1 2x – x x 2) 2 – 3x – 3x – x – 4x
x+6 6–1 5
x + 14 14 – 2 12 (– 1)
Como o primeiro membro não pode ser negativo, multiplicamos por – 1 os dois membros da inequação.