Bife ao molho madeira
1kg de filé mignon cortado em bifes
3 xícaras de vinho tinto madeira
500g de cogumelos frescos ou em conserva
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 tablete de caldo de carne
2 xícaras de água
1 colher de sobremesa de maizena
1 1/2 colher de colher de chá de sal
2 colheres de café de pimenta do reino preta (de preferência moída na hora)
Prepare os bifes: Lave os bifes sob água corrente e fria, se desejar. Ponha-os numa tigela, tempere com o uma colher de chá de sal e uma colher de café de pimenta . Deixe pegando gosto enquanto prepara o molho madeira.
Prepare os temperos: Descasque, lave e corte a cebola bem pequeninha ou rale-a no lado maior de um ralador comum. Descasque e lave os dentes de alho e esprema-os. Aqueça ligeiramente uma xícara de água e dissolva o caldo concentrado de carne nela. Dissolva a maizena na outra xícara de água, porém sem aquecê-la. Escorra os cogumelos e corte-os em fatias finas.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.
Prepare o molho: Ponha duas colheres de sopa de azeite numa panela para aquecer e doure a cebola e o alho. Quando estiver bem douradinho, junte o vinho, o caldo de carne, o restante do sal e da pimenta, os cogumelos fatiados e deixe cozinhar até ficar um pouco grosso e o líquido reduzir +/- até a metade. Por último acrescente a maizena dissolvida. Deixe cozinhar por mais alguns minutos e reserve.
Frite os bifes: Ponha duas colheres de sopa de azeite numa frigideira para aquecer. Quando estiver bem quente, coloque os bifes para fritar. Deixe-os dourarem de um lado por uns 3 a 4 minutos e depois vire. Deixe dourar novamente, e então, pingue algumas gotas de água para desgrudar um pouco da ferrugem que vai se formando e que vai servir para dar uma cor bem dourada nos bifes. Sirva a seguir com o molho quente.
DICA: Se gostar