Biela
Lista de figuras Figura 1. Exemplo de biela. 1 Figura 3. Camadas do casquilho. 2 Figura 2. Exemplo de cambota. 2 Figura 5. Localização da cambota no motor. 3 Figura 4. Vários tipos de biela. 3 Figura 6. Mecanismo de quatro barras. 4 Figura 7. Simulação do mecanismo de quatro barras. 5 Figura 8. Mecanismo cursos-manivela. 6 Figura 9. Simulação do mecanismo combinado cursor-manivela dupla. 7 Figura 10. Mecanismo de plaina limadora. 8 Figura 11. Simulação do mecanismo plaina limadora. 9
1. Biela manivela 2. Introdução
A biela tem como função transmitir os movimentos alternativos do pistão para o eixo do motor, assim como, a potência gerada pela combustão durante a expansão. Mas também possibilita movimentar o pistão durante os processos de exaustão, admissão e compressão. A sua ligação é feita nas duas extremidades, onde num lado é ligado aos mancais do eixo de manivela e por outro aos pistões pelos pinos de munhão. Sua fabricação é feita a partir de aços especiais ou ferro fundido, e tem uma variedade de formatos consoante para sua empregabilidade, por exemplo: no automobilismo, podem estar sujeitas a altas rotações devendo ter um formato especial, para resistir a forças centrífugas atuantes sobre ela.
A biela apresenta uma forma de haste, sendo esta constituída pelo pé ou olho pequeno, corpo e cabeça ou olho grande. A parte inferior da cabeça é denominada de Capa, sendo este movível. Estando a capa fixa á cabeça, no seu interior encontram-se os casquilhos, onde estes permitem uma melhor ligação aos mancais do eixo das manivelas.
Figura 1. Exemplo de biela.
A manivela utilizada em motores simples como, a árvore de manivela utilizada nos motores com