Bicicross
BMX, também chamada de bicicross é uma corrida com bicicletas especiais, que surgiu na década de 50, na Europa. BMX é um esporte igual ao motocross, só que utilizando bicicletas, já adaptadas para fazer muitas manobras e corridas na areia.
O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing e o BMX reestyle. O BMX Racing são competições do esporte mais focado na parte de corrida, onde o competidor tem que fazer o percurso no menor tempo. O BMX Freestyle é a competição e a modalidade onde o indivíduo faz diversos tipos de manobras, e o tempo que ele utiliza não é tão importante mas sim a dificuldade das manobras. O BMX Freestyle, também chamado de estilo livre, possui suas próprias modalidades, que são diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas.
O BMX pode ser um esporte profissional, para quem participa de competições, e muitos até vivem das rendas que obtêm nos campeonatos. Para outras pessoas é mais um estilo de vida, onde o indivíduo pode relaxar fazendo várias manobras, das mais simples, às mais radicais e arriscadas. O BMX já está entre os esportes que mais cresce no mundo, em número de participantes.
MODALIDADES
O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).
Já o Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras.
Dirt Jumping
É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.
Vert
Vert ou Vertical é praticado em uma rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa. É uma modalidade com um belo visual para espectadores.
Street
É praticado nas